quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Entrevista Advantage - Ciência para Vencer: Rui Gomes, Samuel Amorim, Tiago Dias

Fornecer serviços de consultoria avançada na área do desporto de alta competição é um dos objectivos da Advantage - Ciência para Vencer. O Projecto, ainda em fase de pré-incubação no UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, pretende revolucionar o rendimento desportivo dos atletas de alta competição, apostando na melhoria das suas performances.



Como surgiu a ideia de passarem para a criação de uma empresa?

Para responder a esta questão temos de recuar até aos primeiros anos na FCNAUP. De facto, desde cedo descobrimos que partilhamos um gosto especial pelo desporto e a convicção de que podemos assumir um papel de relevo na performance desportiva. Deste modo, o nosso percurso académico desenvolveu-se com uma ligação muito próxima ao mundo do desporto, com organização de jornadas desportivas, estágios em clubes, federações desportivas e centro de alto rendimento de Barcelona, bem como frequência de demais formações na área desportiva. Uma vez concluído o curso, conscientes da inviabilidade económica da possibilidade de um nutricionista a full time na maior parte das instituições desportivas em Portugal, optamos pela prestação de serviços de consultoria simultaneamente a várias instituições. A empresa surgiu nessa óptica. Em todo o trajecto, há uma referência importante, o Professor Doutor Vítor Hugo Teixeira. A ele devemos muito do nosso percurso.

Quais são as principais dificuldades que estão a encontrar?

A principal dificuldade que esperávamos por parte de Federações, e Clubes Desportivos centrava-se na sensibilidade dos mesmos relativamente à integração do nutricionista na sua equipa técnica. É uma área que está pouco desenvolvida em Portugal sendo importante demonstrar aos responsáveis das instituições desportivas as melhorias na performance dos seus atletas com o devido acompanhamento nutricional por especialistas na área. Até agora, a mensagem tem passado bem e há grande receptibilidade por parte dos responsáveis.
No entanto, a nossa entrada na
UPTEC coincidiu com o colapso financeiro internacional, tendo repercussão também no desporto uma vez que uma das principais fontes de receita da maioria dos Clubes Desportivos é o patrocínio de empresas.

Qual a área de negócio da empresa?

A Advantage - Ciência para Vencer é uma emp
resa que tem como principal objectivo a prestação de serviços de consultoria técnica na área da performance desportiva destinados a atletas de alta competição, profissionais e amadores, com a finalidade de maximizar o seu rendimento desportivo e deseja actuar preferencialmente através de parcerias com Organismos Públicos, Federações, Clubes e Associações Desportivas.





"Os objectivos passam por constituir um serviço de referência na área do desporto, assim como contribuir para a investigação nesta área, a nível nacional e internacional."





Que trabalhos estão a executar ou pretendem implementar?

Neste momento já efectuámos contactos com algumas federações e clubes em mais de uma dezena de modalidades. Estamos a desenvolver projectos e serviços para cada desporto com base na vanguarda da investigação internacional na área da ciência e da nutrição aplicada ao desporto.

O que ambicionam conquistar a médio/longo prazo?

Gostamos de guardar as nossas maiores ambições para nós (risos). Os objectivos passam por constituir um serviço de referência na área do desporto, assim como contribuir para a investigação nesta área, a nível nacional e internacional.

Qual o vosso disco preferido?

Rui: Prefiro destacar um autor e não um disco. Pedro Abrunhosa.

Tiago: "Mellon collie and the infinite sadness" dos Smashing Pumpkins.

Samuel: "Achtung Baby" dos U2.

Qual foi o último livro que leram?

Rui: "Uma Aventura na Cidade" ou Childwood Obesity (risos). Não sou muito dado a leituras por lazer. Posso referir o último filme de qualidade que vi: Trade.

Tiago: "O perfume"do Patrick Suskind mas eu "é mais filmes", por exemplo, "Big Fish" de Tim Burton.

Samuel: "La sorcière de la rue Mouffetard".





Sem comentários: