segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Entrevista Tomorrow Options: Catarina Monteiro

A Tomorrow Options surgiu do trabalho realizado por dois alunos, Catarina Aroso Monteiro e Paulo Ferreira dos Santos, em associação com dois professores e investigadores da FEUP, Miguel Velhote Correia e Sérgio Reis Cunha no âmbito do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE), leccionado na FEUP. O trabalho tinha como objectivo desenvolver e explorar comercialmente uma nova tecnologia criada pelos dois investigadores, num projecto de faculdade.


Como
surgiu a Tomorrow Options?

A Tomorrow Options surgiu na sequência do trabalho desenvolvido durante a nossa frequência do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE), leccionado na FEUP.

Quais as principais dificuldades que estão a encontrar?


A pergunta deveria ser. quais as dificuldades que não estão a encontrar.
Para uma pequena start-up, com cinco funcionários, que se dedica à I&D e ao marketing, que irá iniciar a comercialização dos seus produtos num país estrangeiro, as dificuldades, as dificuldades são inúmeras e diárias.

Qual a área de negócio da empresa?

A Tomorrow Options dedica-se a desenvolver e produzir dispositivos electrónicos para satisfazer nichos de mercado globais numa estratégia de B2B. Neste momento temos concentrado todos os nossos esforços na área dos dispositivos médicos.

Que trabalhos já estão a e
xecutar ou pretendem implementar?

O primeiro dispositivo da Tomorrow Options é o WalkinSense, um dispositivo médico não invasivo, portátil, wireless e fácil de usar, para monitorização clínica da actividade e das tendências de pressão plantar, permitindo uma total caracterização dos padrões de mobilidade do seu portador.
Esta informação tem uma utilidade muito relevante na prevenção do pé diabético, doença que afecta cerda de 15% dos 330 m
ilhões de diabéticos no mundo e que tem como consequência provocar uma amputação no membro inferior a cada 30 segundos!
A comercialização deste dispositivo iniciar-se-á em Março de 2009, no Reino Unido.



"A médio e longo prazo, gostaríamos que a empresa fosse uma reputada "pocket multinational", com tecnologias de rentabilidade acima da média."



O que ambicionam a médio/longo prazo?

A Tomorrow Options está neste momento a criar uma subsidiária no Reino Unido com o intuito de rapidamente internacionalizar o WalkinSense.
O ano de 2009 é um ano crítico pois permitir-nos-á avaliar no mercado se as nossas soluções têm ou não o potencial esperado.
A médio e longo prazo, gostaríamos que a empresa fosse uma reputada "pocket multinational", com tecnologias de rentabilidade acima da média.

Qual o vosso disco preferido?

"Brothers in Arms" dos Dire Straights

Qual foi o último livro que leram?

" A Marca Humana" de Philip Roth


Sem comentários: